segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Show lendário de 1983 será lançado em DVD



AGÊNCIA O GLOBO
Rio de Janeiro
Quantas vezes você se emocionou de verdade ao ver um show? Hoje, isso fica cada vez mais difícil de acontecer com as superproduções milimetricamente ensaiadas e frias. Mas o U2 logrou isso com um dos shows mais vibrantes e emocionantes já captados por câmeras, durante memorável apresentação no anfiteatro de Red Rocks, Colorado (EUA), no dia 5 de junho de 1983.As filmagens de "Under a blood red sky" (frase tirada de "New years day") foram originalmente feitas para serem exibidas como um especial do programa da TV britânica "The tube", mas, como isso acabou não acontecendo (por problemas burocráticos), lançou-se em VHS uma edição de 60 minutos do show, que correu o mundo e ajudou a consolidar a fama do U2.Agora, pela primeira vez em DVD, temos acesso ao conteúdo completo do show, de cerca de 90 minutos, com imagens tratadas digitalmente e o som remixado para ser ouvido em 5.1 canais. Mas a tecnologia nada teve a ver com o que aconteceu naquela mágica apresentação. Sob chuva fina e névoa, numa noite que tinha tudo para dar errado, Bono e companhia arrebataram os corações dos americanos.

Com direção de Gavin Taylor, que optou por usar câmeras portáteis de tubo, contrariando os técnicos americanos — porque essas deixam riscos na tela —, essa opção acabou por ser acertada. As câmeras portáteis deram mais mobilidade aos takes e, apesar de serem apenas seis, parecem o triplo disso, pelo empenho dos envolvidos nas filmagens, o que ajudou a criar cenas históricas, como a em que Bono, do nada, some do palco e aparece no alto de uma torre de som durante "The electric co" (que virou a imagem da capa).

Foi também daí que, clipada, a música "Sunday bloody Sunday" virou um clássico. Foi um dos momentos que ajudaram a consolidar a imagem politizada do U2 para toda uma geração. Isso aconteceu quando a banda estava lançando o terceiro álbum, "War", ainda muito longe de encher estádios ao redor do mundo e fazer apresentações mais sofisticadas."Live at Red Rocks" nada tem de sofisticado. Apenas um palco de madeira com um puxado para Bono interagir com os fãs (a platéia praticamente envolve a banda), colocaram-se as câmeras em ação e os irlandeses entram com a sua energia de verdade, com a natureza e as condições climáticas dando o toque final. O show, que começa ainda de dia (mas escuro), desenrola-se durante o anoitecer, criando uma atmosfera que efeitos especiais não conseguiriam criar igual.O repertório dessa época pega a fase mais inflamada da banda, quando Bono ainda usava um topete, mas The Edge já mostrava que era um dos maiores guitarristas do rock, com seus riffs originais e até hoje imitados. É notável a emoção de Bono no show.
É legal ver o U2 saindo de dentro de limões espaciais ou mesmo em 3D. Mas o clima captado em Red Rocks jamais será reprisado. Foi o momento mágico em que (como dizem, em "Twilight"), nas sombras, o garoto virou homem.
Quem vai comprar primeiro???

Nenhum comentário:

Postar um comentário